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outubro 08, 2012

Objectivos específicos do ensino da língua portuguesa



Apesar das desconfianças académicas que esses objectivos e de forma geral, a reforma em si, seja um decalque de uma das reformas que aconteceu em Portugal, não nos inibimos de tratar o assunto com o rigor que merece.

 

A língua portuguesa na 7ª classe possui objectivos gerais e específicos, estes últimos enquadrados por assuntos temáticos.


Assim sendo, temos :

             Objectivos gerais

  •   Conhecer a Língua portuguesa adequando o seu uso correcto às diferentes situações de comunicação.
  •  Compreender as características das tipologias textuais e a contextualização dos discursos.
  • Compreender enunciados orais e escritos através da informação captada.
  • Apreender criticamente o significado e a intencionalidade de mensagens veiculadas em discursos variados.
  •    Analisar e interpretar textos através da apropriação progressiva de instrumentos linguísticos e literários.
  •   Compreender uma sistematização de conhecimentos sobre o funcionamento da língua a partir de situações de ocasião.
            

 Objectivos específicos

             Texto narrativo 

I.             Consolidar a integração do texto narrativo nos domínios do oral e do escrito;

II.            Reconhecer as características linguísticas deste tipo de texto;

III.          Inferir a superstrutura deste tipo de texto;

IV.          Aprofundar a prática da sua escrita a partir de intenções variadas;

V.           Aperfeiçoar a competência escrita pela utilização de técnicas de auto e hetero-correcção.

             Texto descritivo

I.             Desenvolver a observação;

II.            Distinguir e integrar a descrição nas várias situações de comunicação orais e escritas;

III.          Verificar as características específicas do texto descritivo;

IV.          Reconhecer as características linguísticas deste tipo de texto;

V.           Aprofundar técnicas de escrita deste tipo de textos;

VI.          Aperfeiçoar a competência da escrita pela utilização de técnicas de auto e hetero – avaliação.

             Texto injuntivo/Apelativo 

I.             Desenvolver o processo cognitivo através da organização de um plano cronológico de acção;

II.            Verificar as finalidades pragmáticas de um enunciado injuntivo;

III.          Aprofundar técnicas de escrita deste tipo de textos;

IV.          Reconhecer as características linguísticas deste tipo de texto;

V.           Aperfeiçoar a competência da escrita pela utilização de técnicas de auto e hetero-avaliação.

             Texto informativo

I.             Desenvolver o conhecimento no domínio dos fenómenos sociais, culturais, da ciência, do 
desporto;

II.            Consolidar a integração do texto informativo no domínio do oral e do escrito;

III.          Reconhecer as características linguísticas deste tipo de texto;

IV.          Aprofundar a prática da sua escrita, a partir de intenções variadas;

V.           Aperfeiçoar a competência oral e escrita pela utilização de técnicas de auto e hetero-correcção.

             Texto poético

I.             Desenvolver aspectos criativos, emotivos e estéticos;

II.            Verificar processos de ritmos e de melodia da frase, estrofe ou verso;

III.          Construir textos lúdicos e eventualmente poéticos, a partir do levantamento de campos lexicais;

IV.          Ler textos literários que suscitem adesão pelo ritmo, sonoridade e universo recreado;

V.           Recitar textos memorizados;

VI.          Aperfeiçoar a competência da escrita pela utilização de técnicas de auto e hetero-avaliação;

VII.         Aprofundar a prática da escrita a partir de intenções variadas.


Bibliografia

Programa do Ensino Secundário, 1º Ciclo, INIDE, 2003, Língua Portuguesa 7ª classe. Luanda. Angola