Uma comunidade

Uma comunidade
Países separados e Unidos

julho 06, 2012

A Carta de Luanda da CPLP



Luanda à noite.


Os Países da CPLP deram provas, com a Carta de Luanda sobre a Internacionalização da Língua Portuguesa nas Instituições de renome como a ONU, que tal deva começar com uma planificação linguística.

Para nós, não só representa uma visão clara do camimho a seguir, como também, a consciência de que para tal precisa-se de rigor a nível interno.

Quem se predispõe a fazer uma planificação linguística deverá conhecer o campo e os objectivos para os quais a elabora.

Oxalá que esta notícia do Jornal de Angola, não fique apenas neste mesmo papel. Frutifique para o bem da língua de todos nós. (para ver a notífica clica na palavra a vermelho).

julho 04, 2012

A L.P nas Instituições Internacionais

Reflexão



 Acontece em Luanda, capital da república de Angola, um Colóquio  sobre a LP nas Instituições Internacionais. (clica na palavra a vermelho)

Não é preciso ser especialista para concluir que, muito trabalho tem de ser ainda feito para se ultrapassarem às utópias da lusofonia e da lusografia.

Esses dois factores, que sinceramente, levam séculos a ser ultrapassados, são pilares da diversidade mas também entravam a aceitação da língua portuguesa nas Instituições Internacionais.

 Actualmente existem três portugueses, e permitam a plurallidade do termo, no espaço lusófono. O da Àfrica,o do Brasil e o de Portugal.

Analisemos, à guisa de exemplo, duas questões: 

(1ª) Que variante dessas três, deve ser adotada na fala e/ou na escrita pela SADC, MERCOSUL e CEAC ou mesmo pela ONU? 

(2ª) As divergências nestes termos implicam a recusa sobretudo da ONU da adoção do Portugês como língua de trabalho? Sim/não? e porquê?

Sem uma receita pronta para responder a complexidade do assunto, entendemos ser de bom siso que se faça primeiro o trabalho de casa: a adoção de uma política comum para a internacionalização da língua portuguesa seria a primeira coisa.

Portanto, que o colóquio de Luanda produza A Carta de proposta de soluções e avanços e não apenas de debate académico que morre nas quatro paredes da sala de conferência.

julho 03, 2012

Riqueza étnico cultural de Angola


A Riqueza cultural e étnica de Angola

A par da sua beleza geográfica no mapa mundo,   Angola ostenta outras de carácter cultural que dispensam apresentações triviais.

Por isso, damos-lhe a ver este vídeo. Imagens valem mil mais do que mil  e uma palavras.
 












TAAG publica sobre Kohisan





 
Na sua última edição a Revista Austral da TAAG destaca em primeira mão a investigação do nosso Blogue.

Trata-se de um estudo sobre a comunidade San e sua integração social em Angola desenvolvido e apresentado na Universidade Nova de Lisboa na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Veja também o vídeos e aprenda uma das línguas mais originais e lindas do planeta!