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outubro 26, 2012

Material didáctico (currículo, programa, manual)

 Língua Portuguesa 7ª classe em Angola

 

 O material didáctico é um recurso imprescindível para o processo de ensino e aprendizagem. 


A qualidade e diversidade do material didáctico colocado à disposição dos alunos e professores podem contribuir para o desenvolvimento das diferentes capacidades e competências, permitindo igualmente, a    consolidação das aprendizagens efectuadas.  

Em Angola, a 2ª Reforma Educativa concebeu para o ensino do PLS à 7ª classe, dois materiais didácticos oficiais: o Programa e o Manual.  

O Programa contém as orientações curriculares e está organizado essencialmente nos seguintes elementos: I - Introdução geral da disciplina; II- Objectivos gerais da disciplina no ciclo; III - Objectivos gerais da disciplina a classe que corresponde o Programa; IV - Conteúdos; V - Temas; VI – Sub - temas; VII - Tempo lectivo previsto; VIII - Sugestões metodológicas para cada tema, e por fim, IX - Avaliação.  

O Manual é o instrumento materializador das orientações do Programa. O da 7ª classe tem 208 páginas, e organiza-se em 6 unidades. As 5 primeiras são de tipologias textuais (narrativos, descritivos, poéticos, informativos e injuntivos) e a última é um bloco gramatical que ressume toda a matéria de gramática programada para esta classe.  

Este material didáctico é normalmente complementado por outros, decorrentes por sua vez das necessidades e possibilidades pessoais de cada professor. Incluem-se aqui gramáticas, dicionários e prontuários, fundamentalmente.

Dos dois materiais didácticos da Reforma, o nosso Trabalho trata somente do Programa, e divide-o em dois blocos de análise: a dos conteúdos disciplinares por um lado, e a dos transdisciplinares por outro. 

Assim, no próximo capítulo, abordaremos o primeiro bloco, onde afloramos às questões de aprendizagem dispostas no Programa no domínio da oralidade, da leitura, da escrita, do vocabulário e da gramática, através das tipologias textuais: narrativa, descritiva, injuntiva, informativa e poética.  

Pensamos ser favorável, essa estrutura sugerida pelo Programa, claro, desde que haja sintonia com as metodologias e estratégias conducentes à proficiência comunicativa do aluno.

Bibliografia

 

INIDE (2003) Programa de Língua Portuguesa da Reforma Educativa para o Ensino Secundário do Iº ciclo 7ª,8ª e 9ª Classe. Luanda, Angola 

JORGE, Leila. (1996) Inovação Curricular: Além da Mudança de Conteúdos. Editora Unimep, Piracicaba.

JOSÉ, E. da Assunção; COELHO, M. Teresa. (2004). Problemas de Aprendizagem. Editora Actica, Lisboa. 

JOSÉ, Morgado (2002). A Relação Pedagógica, Ensinar e Aprender. Lisboa, Editorial Presença.

LEIRIA, Isabel. (1999) Português Língua Segunda e Língua Estrangeira: Investigação e Ensino. Texto apresentado no 1º Congresso do Português Língua não-Materna, Fórum Telecom-Picoas, Lisboa.
 
LIBÂNEO, José Carlos, s/d, Didáctica, Cortez Editora, São Paulo