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junho 25, 2012

Ensino Português LS em Angola


Resumo da Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Nova de Lisboa

 Título: Análise Crítica do Programa da Reforma Educativa para o Ensino do Português como Língua   Segunda na 7ª classe em Angola




A situação actual da língua portuguesa em Angola desperta interesse de estudo em várias áreas. A questão do seu ensino, enquanto língua segunda, é a vertente que se destaca neste Trabalho.

Recentemente o Governo angolano, promulgou a 2ª Reforma Educativa com objectivo de melhorar o sistema de ensino – aprendizagem.

A língua portuguesa está em destaque. Não só por assumir o papel de língua oficial e de escolaridade, mas também, por ser o veículo de comunicação internacional e de confluência com às línguas locais maioritariamente Bantu.

É neste contexto, que se procura dar a melhor resposta à necessidade de formação de usuários proficientes de PLS, e isto requer, a elaboração e aplicação de metodologias que respondam ao desafio.

Nesta perspectiva, propusemo-nos a realizar o estudo com o título: Análise Crítica do Programa da Reforma Educativa para o Ensino do Português LS na 7ª Classe em Angola, com objectivos essenciais de analisar às propostas metodológicas e sugerir melhorias.

Para tal, servimo-nos do método empírico consubstanciado na consulta da bibliografia especializada e na de documentos reitores da Reforma.

O Trabalho organiza-se em cinco capítulo, conclusão, sugestões, bibliografia e anexos.

Da análise feita concluímos que a 2ª Reforma Educativa de Angola é um projecto ambicioso, com resultados aceitáveis, mas ainda distantes do ideal preconizado.

Urge que se melhorem as condições de trabalho, de investigação, de ensino e infra-estrutural. Para a língua portuguesa em especial, a aposta na (re)qualificação dos quadros e a colocação de mais e melhores condições é fulcral.

Do Programa vê-se uma estrutura diversificada, e se bem aplicada, facilita a aquisição de conhecimentos científicos e holísticos. Porém as metodologias e as estratégias, tendem mais a mecanização do processo de ensino – aprendizagem.

Aqui o papel do professor é fundamental, não só no respeito e cumprimento do legislado, mas sobretudo, com uma perspectiva crítica construtiva.

Palavras – chave: ensino e aprendizagem da língua segunda; programa de ensino; proficiência comunicativa 


 

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