Apesar das desconfianças académicas que esses objectivos e de forma geral, a reforma em si, seja um decalque de uma das reformas que aconteceu em Portugal, não nos inibimos de tratar o assunto com o rigor que merece.
A língua portuguesa na 7ª classe possui objectivos gerais e específicos, estes últimos enquadrados por assuntos temáticos.
Assim sendo, temos :
Objectivos gerais
- Conhecer a Língua portuguesa adequando o seu uso correcto às diferentes situações de comunicação.
- Compreender as características das tipologias textuais e a contextualização dos discursos.
- Compreender enunciados orais e escritos através da informação captada.
- Apreender criticamente o significado e a intencionalidade de mensagens veiculadas em discursos variados.
- Analisar e interpretar textos através da apropriação progressiva de instrumentos linguísticos e literários.
- Compreender uma sistematização de conhecimentos sobre o funcionamento da língua a partir de situações de ocasião.
Objectivos específicos
• Texto
narrativo
I. Consolidar
a integração do texto narrativo nos domínios do oral e do escrito;
II. Reconhecer
as características linguísticas deste tipo de texto;
III. Inferir a
superstrutura deste tipo de texto;
IV. Aprofundar
a prática da sua escrita a partir de intenções variadas;
V. Aperfeiçoar
a competência escrita pela utilização de técnicas de auto e hetero-correcção.
• Texto
descritivo
I. Desenvolver
a observação;
II. Distinguir
e integrar a descrição nas várias situações de comunicação orais e escritas;
III. Verificar
as características específicas do texto descritivo;
IV. Reconhecer
as características linguísticas deste tipo de texto;
V. Aprofundar
técnicas de escrita deste tipo de textos;
VI. Aperfeiçoar
a competência da escrita pela utilização de técnicas de auto e hetero –
avaliação.
• Texto
injuntivo/Apelativo
I. Desenvolver
o processo cognitivo através da organização de um plano cronológico de acção;
II. Verificar
as finalidades pragmáticas de um enunciado injuntivo;
III. Aprofundar
técnicas de escrita deste tipo de textos;
IV. Reconhecer
as características linguísticas deste tipo de texto;
V. Aperfeiçoar
a competência da escrita pela utilização de técnicas de auto e
hetero-avaliação.
• Texto
informativo
I. Desenvolver
o conhecimento no domínio dos fenómenos sociais, culturais, da ciência, do
desporto;
II. Consolidar
a integração do texto informativo no domínio do oral e do escrito;
III. Reconhecer
as características linguísticas deste tipo de texto;
IV. Aprofundar
a prática da sua escrita, a partir de intenções variadas;
V. Aperfeiçoar
a competência oral e escrita pela utilização de técnicas de auto e
hetero-correcção.
• Texto
poético
I. Desenvolver
aspectos criativos, emotivos e estéticos;
II. Verificar
processos de ritmos e de melodia da frase, estrofe ou verso;
III. Construir
textos lúdicos e eventualmente poéticos, a partir do levantamento de campos
lexicais;
IV. Ler textos
literários que suscitem adesão pelo ritmo, sonoridade e universo recreado;
V. Recitar
textos memorizados;
VI. Aperfeiçoar
a competência da escrita pela utilização de técnicas de auto e
hetero-avaliação;
VII. Aprofundar
a prática da escrita a partir de intenções variadas.
Bibliografia
Programa do Ensino Secundário, 1º Ciclo, INIDE, 2003, Língua Portuguesa 7ª classe. Luanda. Angola