Língua Portuguesa 7ª classe em Angola
O material didáctico é um recurso imprescindível para o processo de ensino e aprendizagem.
A qualidade e diversidade do material didáctico colocado à disposição dos
alunos e professores podem contribuir para o desenvolvimento das diferentes
capacidades e competências, permitindo igualmente, a consolidação das
aprendizagens efectuadas.
Em Angola, a 2ª Reforma Educativa concebeu para
o ensino do PLS à 7ª classe, dois materiais didácticos oficiais: o Programa e o
Manual.
O Programa contém as orientações curriculares e
está organizado essencialmente nos seguintes elementos: I - Introdução geral da
disciplina; II- Objectivos gerais da disciplina no ciclo; III - Objectivos
gerais da disciplina a classe que corresponde o Programa; IV - Conteúdos; V - Temas;
VI – Sub - temas; VII - Tempo lectivo previsto; VIII - Sugestões metodológicas
para cada tema, e por fim, IX - Avaliação.
O Manual é o instrumento materializador das
orientações do Programa. O da 7ª classe tem 208 páginas, e organiza-se em 6
unidades. As 5 primeiras são de tipologias textuais (narrativos, descritivos,
poéticos, informativos e injuntivos) e a última é um bloco gramatical que
ressume toda a matéria de gramática programada para esta classe.
Este material didáctico é normalmente
complementado por outros, decorrentes por sua vez das necessidades e
possibilidades pessoais de cada professor. Incluem-se aqui gramáticas, dicionários
e prontuários, fundamentalmente.
Dos dois materiais didácticos da
Reforma, o nosso Trabalho trata somente do Programa, e divide-o em dois blocos
de análise: a dos conteúdos disciplinares por um lado, e a dos
transdisciplinares por outro.
Assim, no próximo capítulo, abordaremos o primeiro bloco, onde afloramos
às questões de aprendizagem dispostas no Programa no domínio da oralidade, da
leitura, da escrita, do vocabulário e da gramática, através das tipologias
textuais: narrativa, descritiva, injuntiva, informativa e poética.
Pensamos ser favorável, essa estrutura sugerida pelo Programa, claro, desde
que haja sintonia com as metodologias e estratégias conducentes à proficiência
comunicativa do aluno.
Bibliografia
INIDE (2003) Programa de Língua Portuguesa da Reforma Educativa para o Ensino Secundário do Iº ciclo 7ª,8ª e 9ª Classe. Luanda, Angola
JORGE, Leila. (1996) Inovação
Curricular: Além da Mudança de Conteúdos. Editora Unimep, Piracicaba.
JOSÉ,
E. da Assunção; COELHO, M. Teresa. (2004). Problemas de Aprendizagem. Editora Actica, Lisboa.
JOSÉ,
Morgado (2002). A Relação
Pedagógica, Ensinar e Aprender. Lisboa, Editorial Presença.
LEIRIA,
Isabel. (1999) Português Língua
Segunda e Língua Estrangeira: Investigação e Ensino. Texto apresentado
no 1º Congresso do Português Língua não-Materna, Fórum Telecom-Picoas,
Lisboa.
LIBÂNEO,
José Carlos, s/d, Didáctica, Cortez
Editora, São Paulo